João Gabriel, Consultor da GPA Advogados, partilha a sua reflexão no mês europeu da Cibersegurança.
Para além de diversas iniciativas pontuais este mês, incluindo a campanha #BeSmaterThanAHacker, a Cibersegurança deve ser uma preocupação de todo o ano. Conforme afirma oCentro Nacional de Cibersegurança (CNCS), na quarta edição do Relatório Riscos & Conflitos 2023:
“Os principais desafios ao ciberespaço de interesse nacional em 2023 e 2024 prendem-se:
Por outras palavras:
Como fazer face a estes desafios?
Não há uma resposta linear, nem uma fórmula mágica, mas o conhecimento, a sua disseminação, estudo e investimento é, com certeza, uma mais-valia para os enfrentar. E se o conhecimento não ocupa lugar, neste caso pode fechar as portas impedindo que mais utilizadores se tornem vítimas de criminosos oportunistas.
Uma Firewall é um sistema tecnológico que cria uma barreira que impede os atacantes de entrarem nas redes e sistemas, seja em caso ou no trabalho. O conhecimento é um sistema humano que cria uma barreira que impede que os atacantes entrem na nossa vida.
Perceber o que nos rodeia, incluindo como utilizar as tecnologias, sem facilitar, como a utilização de palavras passe fortes, bloquear os dispositivos, não se ligar a redes wi-fi públicas, desconfiar de e-mails de desconhecidos, permite que cada um se torne numa Firewall Humana.
Quer saber se é uma firewall humana? A European Union Agency for Cybersecurity (ENISA) e a Comissão Europeia disponibilizam este Quizz: https://cybersecuritymonth.eu/quiz