No seguimento do Comunicado de Imprensa número 22/2020, a Autoridade da Concorrência (AdC) tornou público que adoptou recentemente duas decisões condenatórias contra seis cadeias de supermercados, dois fornecedores de bebidas, um administrador e um director por concertarem, de forma indirecta, os preços de venda de determinados produtos, para os fazer subir de forma gradual e progressiva no mercado retalhista, em prejuízo dos consumidores.
Trata-se de um caso de “hub-and-spoke”, “uma prática em que os distribuidores recorrem aos contactos que têm com o fornecedor comum para assegurar, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público (PVP), garantindo uma subida generalizada dos PVP e evitando os contactos diretos entre si, como acontece habitualmente num cartel”.
Os visados das decisões da AdC são as cadeias de supermercados Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e Cooplecnorte (responsável pelo E.Leclerc), os fornecedores de bebidas Sociedade Central de Cervejas (SCC) e Primedrinks, um administrador da SCC e um director do Modelo Continente.
Para saber mais, pode aceder aqui à nossa News Flash.