A GPA organizou, no passado dia 30 de Janeiro, para os seus Clientes e demais Stakeholders, a Conferência «Desafios e Oportunidades do novo Mercado Voluntário de Carbono», coordenada pelas Áreas de Ambiente, Clima & ESG, na sequência da publicação e entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 4/2024, de 5 de Janeiro, que instituiu o Mercado Voluntário de Carbono em Portugal e estabeleceu o respectivo regime de funcionamento.
Após intervenções de Sofia Gouveia Pereira, Nuno Lacasta (Presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente), e de Manuel Gouveia Pereira, foram discutidas as principais questões suscitadas pelo novo regime jurídico, em vigor desde 6 de Janeiro de 2024. O painel de debate contou com Nuno Lacasta, Nuno Banza (Presidente do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Ana Paula Rodrigues (Vice-Presidente da ADENE - Agência para a Energia), e Gonçalo Almeida Simões, Director Geral da Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal.
Foi uma excelente manhã de discussão que incluiu a perspectiva legal e regulatória, a análise de inúmeras questões práticas suscitadas pelos diversos players deste mercado e o entendimento das entidades competentes sobre a sua operacionalização.
Esta Conferência foi mais uma iniciativa da GPA em linha com o seu compromisso firme de sustentabilidade.
Para ler a notícia do Jornal de Negócios sobre a Conferência clique no seguinte link: https://bit.ly/47YN7MP
Para aceder ao News Flash sobre o tema, preparado pela nossa equipa de Ambiente, Clima & ESG, liderada por Manuel Gouveia Pereira, clique AQUI.