Sofia Gouveia Pereira (Managing Partner da GPA Advogados) e Francisco Rodrigues Rocha (Of Counsel da Firma e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) estiveram presentes, ontem, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, para a apresentação da 2.ª Edição do livro «As Prestações Suplementares no Direito Societário Português», que ficou a cargo dos Senhores Professores Doutor Manuel Carneiro da Frada e Dr. Evaristo Mendes.
Como refere Sofia Gouveia Pereira, “(…) a lógica da gestão societária da última década deixou de ser uma lógica de pura geração de lucro a qualquer custo para satisfazer os investidores, para passar a ser uma lógica de manutenção de sanidade financeira da empresa, como factor essencial de credibilidade no mercado. Daí a preocupação com os níveis dos capitais próprios, ou a situação líquida da empresa, e assim o crescente interesse pela figura das prestações suplementares.” (in «As Prestações Suplementares no Direito Societário Português», 2.ª ed., Almedina, 2022, pp. 16 e 17).
Trata-se de um tema que tem vindo a ganhar notoriedade uma vez que as prestações suplementares permitem, à sociedade, financiamento não remunerado e são contabilizadas como capital próprio.